O que mudou para aposentadoria em 2024?
- Amanda Suele Advocacia

- 2 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Com a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional n° 103/2019) as regras para aposentadoria sofrem diversas alterações.
Vamos esclarecer quais são as possibilidades de aposentadoria em 2024.

A regra permanente prevê a aposentadoria para homens que atinjam 65 (sessenta e cinco) anos de idade e 20 (vinte) anos de tempo de contribuição. Já as mulheres precisam completar 62 (sessenta e dois) anos de idade e 15 (quinze) anos de tempo de contribuição.
Para os segurados que já contribuíam para a previdência em 2019, existem as regras de transição.
No caso da idade mínima progressiva, para as mulheres, é necessário completar 58 (cinquenta e oito) anos e 6 (seis) meses de idade, além de 30 (trinta) anos de tempo de contribuição. Já os homens precisam de 63 (sessenta e três) anos e 6 (seis) meses de idade, além de 35 (trinta e cinco) anos de tempo de contribuição.
Há outra regra de transição, chamada de regra de pontos, onde a mulher precisa atingir 91 (noventa e um) pontos com pelo menos 30 (trinta) anos de tempo de contribuição. Já o homem 101 (cento e um) pontos com pelo menos 35 (trinta e cinco) anos de tempo de contribuição. Para atingir esses pontos, basta somar a idade + tempo de contribuição.
Se inscreva no nosso canal no Youtube e assista o vídeo onde explicamos detalhadamente as possibilidades de aposentadoria em 2024.
Ficou com alguma dúvida? Manda mensagem no whatsapp que esclarecemos.




Comentários