É possível acumular pensão por morte com aposentadoria por idade?
- Amanda Suele Advocacia

- 13 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Trata-se de uma dúvida muito comum das pessoas, exatamente por surgirem diversos mitos na sociedade envolvendo a cumulação de dois benefícios previdenciários.
Mas já adiantamos que sim, é possível receber pensão por morte e aposentadoria.
A pensão por morte é devida quando o segurado falece e deixa dependentes. Para que os dependentes possam realizar a manutenção de necessidades básicas após o falecimento do segurado, mesmo que seja por um período, é devido o pagamento do benefício.
Além disso, por vezes é devida a divisão para vários dependentes, o que reduz ainda mais o valor que cada dependente irá receber, e após a Reforma da Previdência houve uma redução no valor da pensão por morte, sendo devido 50% (cinquenta por cento) do valor que teria a receber + 10% (dez por cento) por cada dependente da porcentagem para receber os valores da pensão.

A aposentadoria por idade é devida aos segurados que preencheram o requisito idade, 62 (sessenta e dois) anos mulher e 65 (sessenta e cinco) anos homem, e 180 (cento e oitenta) meses de contribuição.
Diante de todas as situações, é possível sim receber dois benefícios ao mesmo tempo.
A diferença será com relação a valores. O benefício com maior valor será pago em sua totalidade, e o outro benefício será pago em 60% (sessenta) do valor que seria devido.
O ideal é procurar um advogado especialista em Direito Previdenciário para que a análise dos valores de pensão por morte e de aposentadoria sejam claros, para que não ocorra nenhum tipo de prejuízo financeiro pra você.
Se inscreva no nosso canal no Youtube e assista o vídeo onde explicamos detalhadamente sobre esses benefícios.
Ficou com alguma dúvida? Manda mensagem no whatsapp que esclarecemos.




Comentários